A Prefeitura de Canaã dos Carajás esta de parabéns, e uma das primeiras cidades da região na ativação da plataforma da “Lei da Liberdade Econômica”. Lançada inicialmente como Medida Provisória pelo governo federal e aprovada no Congresso no ano passado. O presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da economia buscam novas ações para facilitar a vida do empreendedor brasileiro, que por sinal, não e nada fácil.
Com isso, 287 atividades consideradas de baixa e média complexidade foram dispensadas, inicialmente, da emissão de alvará para o funcionamento. Agora, o empreendedor também pode emitir o certificado de dispensa do licenciamento ambiental.
Para que o empreendedor possa ficar resguardado quanto ao direito, a prefeitura disponibilizou um sistema de consulta, onde o contribuinte pode verificar se a sua atividade é isenta e emitir o seu certificado, que garante segurança para participar de processos burocráticos e licitatórios, por exemplo. Entre as atividades que não necessitam mais de licenciamento ambiental, estão salões de cabeleireiro, pequenos mercados, manicures e bares, por exemplo. O sistema de consulta está disponível clicando aqui.
Caberá à prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças e outros órgãos responsáveis, a fiscalização posterior quanto ao funcionamento das empresas, para assegurar que atividades que geram um maior impacto não se aproveitem da dispensa.
Enquanto isto, as demais cidades ficam para trás. Parabéns a todos de Canaã e fortalecendo o empreendedorismo que o país voltará a crescer ainda mais!