Evolução da internet em Redenção

Salve pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de compartilhar um pouco de historia, nostalgia falando sobre a evolução da internet em nossa cidade de Redenção e vale apena mencionar, esta historia narrada foi por experiência própria. rs

Vamos começar de fato pelo inicio. 🙂

Internet discada

O primeiro acesso a internet que fiz em Redenção foi com o acesso a internet discada, na qual utilizava fio de telefone da Telebrás que ao ser privatizada mudou para Telemar e por ultimo Oi.

POP de um provedor de internet discada e via rádio da cidade 2006.

A internet via telefone chegava a no máximo 56kbps. Mas, isto não me lembro de ter conectado a tudo isto, via Real online era de 33kbps. Via Gohnet lembro de chegar até 46kbps.

Via internet discada o primeiro provedor de Redenção foi a Real Online de propriedade na época do seu Guimarães, dono da ISO Coco e etc. Nos conectávamos via 3424-9000 😀

Para quem nunca navegou em uma internet discada, não tem ideia de tão sofrido era, mesmo na época já era lento. Demorava a carregar imagens em jpg minutos. Baixar uma pequena musica em MP3 era uma eternidade. Abaixo um vídeo para nostalgia de quem usou e apresentação para quem teve a oportunidade de nascer com internet melhor disponivel.

Com a internet discada, não estávamos “sempre online”, como hoje. Estamos sempre conectados o nosso celular na rede da operadora via 4G da vida, ou no wi-fi, como também, em nossos computadores. Antes, você envia um e-mail e tinha que aguardar horas ou dia para ter retorno, já imaginou isto hoje? A pessoa te manda uma mensagem e já liga para te avisar ou cobrar retorno! hahaha

Via rádio

O primeiro provedor a trazer internet via Rádio foi a GOHNET, isto me lembro até hoje do dono junto com o técnico ativando o acesso discado deles em minha casa e citei para eles sobre uma tecnologia emergente que já estava em uso em outros estados, a via rádio, eles falaram que ainda não e etc. Foi questão de uns três meses eles ativaram. rs

No inicio da internet via rádio ainda todos provedores usavam ainda Link da Embratel via Satélite, que era caro e limitado a quantidade de mbps. Talvez até isto era um impeditivo de entrada de novos provedores na cidade, que por muitos anos ficou tendo apenas dois e no máximo três provedores.

Com a chegada da via rádio em nossa cidade a qualidade da internet melhorou MUITO. Além da novidade, antes se pagava por “pulso”, no telefone, o que se conectar de dia via discada era lento porque tinha muita gente utilizando a internet e redes de telefone com ligações, a experiência não era a mesma fora do horário de pico e outro problema era o custo, era caro se conectar no horário comercial. Apenas para os magnatas da cidade e empresas, para nos usuários era acesso após as 12 horas, feriados ou finais de semana que era cobrado apenas o pulso único.

Mas, nem tudo eram flores, a Via rádio era uma tecnologia nova, que nem os provedores, hardwares e atendentes estavam preparados, então pode imaginar a quantidade de problemas/suporte que esta conexão gerava. rs

Indo para Couto com o meu amigo Marinho TI da Real Online em 2008.

Outro fato complicado e que para este acesso chegar a nossa cidade a maioria dos provedores tiveram que construir uma rede de antenas vindo de Couto Magalhães até nossa cidade, que por sinal, se algo desse errado em Couto, alguém daqui tinha que ir lá consertar. E para surpresa de ninguém, isto ocorria toda semana. hahaha

A via rádio melhorou muito com a rede digital, mas, tinha um problema com as frequências que não era organizado e um provedor atrapalha o outro e etc.

Velox

Lembro ainda quando eu utilizava a internet discada comecei a ouvir sobre o ADSL e comecei a sonhar que em breve chegaria, não estava longe a BrasilTelecom ofertava aqui no Tocantins por exemplo. Mas, nunca veio éramos na área administrada pela Telemar que praticamente nunca gastou nem um real aqui, mudou para a Oi e nada mudou. Acredito que em 2018 mais ou menos a Oi liberou um dos meus sonhos em Redenção o Oi Velox que começou com 5Mbps e quando cancelei no inicio da pandemia tinha 15Mbps que vivia mais fora do ar do que online. Ainda usava rede de cobre, as caixas quando chove entra agua e dava ruídos na ligação e perca de qualidade na conexão. E para ter o Oi Velox você tinha que ter uma linha fixa, assim a conta era cara. Com os provedores fibra não foi mais interessante ter o Velox e até a Oi já não vende mais esta conexão há anos.

Fibra

O primeiro provedor a trazer internet via fibra em Redenção foi a JCNET. Seguida pela ZAP Telecom. Para quem não sabe a atual JC Telecom surgiu da compra por parte deles do segundo provedor da cidade a Gohnet. Desde a sua compra a JC virou uma potencia se tornando o maior provedor de internet do Sul do Pará.

Lembro até hoje do processo de compra por parte da JC eu vivia na JC Lanhouse jogando e acompanhei toda a historia e investimentos feito por eles para melhorar a qualidade. Diferente de outros donos de provedor ouvi muitas historias que o Crispim não tinha pão duragem em equipamentos. Diferente de outros que procuravam o mais barato no Mercado Livre para ativarem em suas redes.

Após a JC e ZAP veio surgindo outros provedores na cidade, como a Conecta Telecom que atua em Redenção e Conceição. Que por sinal tem uma ótima rede e atendimento também. Hoje utilizo JC em casa e no trabalho a Conecta e nosso segundo Link no trabalho.

Após a Conecta, veio também a Systec que até pouco tempo operava apenas via rádio, hoje já tem redes de fibra pela cidade e também acesso via rádio em zona rural.

Apenas para constar a Garra Telecom comprou o nosso primeiro provedor da cidade a Real Online e mudou de novo, como também fez investimentos saindo apenas do via rádio para sua rede de fibra.

Os provedores buscaram links com rede de fibra em Colinas do Tocantins até Redenção em seu inicio, hoje já tem outras redes vindo de Marabá e Araguaina. A fibra melhorou a estabilidade da rede, velocidade e menos suporte. O que e bom para todo mundo!

Outro fato que veio a melhorar junto com as redes de fibra ótica das Telecom até a casa dos clientes e os grandes provedores de conteúdo ofertar servidores de CDN aos provedores de acesso. Hoje em Palmas, Redenção, Conceição e Marabá tem muitos servidores de conteúdo como Google, YouTube, Facebook, Akamai e Netflix dentro dos provedores, logo para consumir o conteúdo lá armazenado estando perto o tempo de resposta e menor, antes a conexão tinha que buscar o conteúdo em São Paulo ou nos EUA em seus Data Center.

Hoje antes de escrever este texto fiz um teste com minha conexão em casa via JC Telecom e como podem ver teve este resultado excelente na imagem destaque deste texto, um detalhe que para ter este resultado tem que ter um bom modem e equipamento de wi-fi. Diante deste resultado fico imaginando como as coisas melhorou e não subiu o preço. Então, temos que tirar o chapéu para todos os profissionais do passado e atuais que fazem a “internet”, funcionar em Redenção, como também aos empresários que arriscava seu capital para trazer tecnologia que consequentemente trouxe crescimento para a economia local, qualidade de vida e lucro para eles. Porque se este investimento desse errado, o estado não iria dividir a conta com eles, apenas eles iriam para o SERASA. :/

Em muitos lugares tiveram o privilegio de ter Telefônica/Vivo e Brasil Telecom que investia, nossa região não teve. Logo, foram os provedores regionais que nos garante acesso para trabalhar, estudar, jogar, se entreter, trabalhar com qualidade remotamente e etc.

Chegar até aqui não foi fácil para os provedores e nem para nós usuários que já sofremos muito com falha nos acessos e diversos problemas. Inclusive já escrevi textos com o titulo na época “Provedores e sofredores”, que foi publicado em jornais locais, algumas pessoas ficaram com raiva de mim e etc. Fato e que evoluiu muito e para melhor, problemas em todas as empresas sempre tem e terá. A diferença e como elas agem durante e também, para evitar o máximo que puder que eles ocorram.