Governo do Pará implanta base fixa para combater crimes ambientais em São Félix do Xingu

Para garantir a expansão das ações estratégicas de enfrentamento a crimes ambientais no Pará, o governo do Estado, por meio dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), lançará nesta quarta-feira (15), em São Félix do Xingu, município do Sudeste, a Operação “Curupira”, com o objetivo de combater a exploração ilegal de recursos naturais, degradações ambientais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza.

Dentre as ações de curto, médio e longo prazo estabelecidas para o enfrentamento a crimes ambientais, a imediata é a implantação de bases fixas de fiscalização em municípios já mapeados, sendo a primeira em São Félix, informou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“A Operação Curupira será desenvolvida a partir da implantação da base, que estará permanente no município, com ações que terão abrangência na APA (Área de Proteção Ambiental) Triunfo do Xingu, uma das maiores áreas de conservação do mundo, a qual tem sido afetada por crimes ambientais. Com essa base estamos demonstrando que o Estado chegou e permanecerá atuando ainda mais efetivamente contra os crimes ambientais, por meio de ações estratégicas, a partir da articulação entre os órgãos estaduais de segurança, meio ambiente e fiscalização”, ressaltou o titular da Segup.

Campo e barreiras – As ações que serão desenvolvidas a partir da implantação da base incluem fiscalização em campo e barreiras para abordagens de veículos e pedestres. A Semas será a líder situacional nas ações operacionais, e ainda atuará administrativamente dentro de suas competências, fornecendo informações estratégicas para tomadas de decisão.