A empresa Chinesa Hauwei ministrou curso no Prodepa, com participação do exército, Prodap, digamos que o Prodepa do estado do Amapá, e rádio point.
Esta reunião visa a conclusão do maior projeto de fibra ótica DWDM que irá pelo linhão da Isolux alcançando o Amapá e o Pará até próximo a Faro, e servirá ao controle da Floresta Amazônica.
Vale lembrar que o governo do Pará no ano de 2016 interligou o continente a ilha do Marajó via fibra em parceria com a Celpa, agora, ampliando ainda mais o seu alcance. Com estas interligações tem deixado o Pará um importante POP de comunicação e troca de trafego, caso os provedores de internet do estado se unissem, teríamos um grande PTT ou IX.br aqui no Pará com as principais empresas de conteúdo tendo servidores aqui local.
Em se tratando de parceria de certa forma a Chinesa Hauwei colabora muito mais com nosso país do que as empresas Americanas que desejam afastar os Chineses da rede 5G do Brasil e do mundo. Fato este que ainda e uma novela aonde poderá acompanhar melhor sobre no Arena5G.com.br