Operação de forças federais desmantela garimpo ilegal em Canaã dos Carajás
Uma operação conjunta das forças de segurança realizada no dia 6 de agosto resultou na desarticulação de um garimpo ilegal na área do Projeto Barão/Serra Dourada, localizado em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. O foco da ação foi combater a extração irregular de ouro e cobre, que tem causado danos significativos ao meio ambiente e à economia local.
Essa operação faz parte da 4ª fase da Operação Federal Extractio II, que contou com a colaboração da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional. As equipes estimaram que o impacto financeiro sobre as estruturas utilizadas para as atividades ilegais ultrapassou R$ 1,25 milhão, levando em conta a destruição de maquinários e a apreensão de bens.
Durante a ação, uma escavadeira hidráulica foi inutilizada e outra foi apreendida, que ficará sob a guarda de um fiel depositário. Além disso, foram desmantelados seis acampamentos e apreendidos mil litros de óleo diesel, 13 motores elétricos, quatro geradores, dois motores estacionários, duas motobombas e uma carretinha. Também foram confiscadas duas motocicletas, um martelete e uma motosserra.
No local, os agentes encontraram ainda materiais potencialmente perigosos, como 58 cartuchos de emulsão explosiva, 50 espoletas e 20 metros de cordel detonante. Além disso, cerca de 400 gramas de maconha foram apreendidas, indicando a presença de atividades ilícitas variadas na região.

