A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) lançou, nesta quarta-feira (29), o edital de número 008/2024 – TECH Empreendedor. A iniciativa faz parte do programa StartUp Pará e está alinhada ao Plano Estadual de Bioeconomia (PLANBIO) que tem como objetivo selecionar e acelerar até 100 propostas inovadoras em fase de ideação. A ação também visa à preparação para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 30.
O edital convida empreendedores e demais interessados a apresentarem suas propostas para obtenção de apoio técnico, por meio de um processo de aceleração com a possibilidade de apoio financeiro na modalidade de subvenção econômica.
As propostas devem focar na criação e implementação de soluções tecnológicas que promovam a inovação e a cultura empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Pará nas áreas de Bioeconomia, Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Os participantes selecionados para o programa de aceleração receberão benefícios qualitativos, incluindo workshops, oficinas e mentorias especializadas. Ao final do processo de aceleração, até cinco propostas serão escolhidas para receber uma subvenção econômica de até R$ 80.000,00.
Essas propostas deverão constituir empresas de micro ou pequeno porte, com sede administrativa no estado do Pará para serem elegíveis ao financiamento.
As inscrições para o edital estão abertas no site https://startuppara.com.br e no site da secretaria: www.sectet.pa.gov.br, na aba EDITAIS, no período de 29 de maio a 1º de julho de 2024.
Essa é uma oportunidade para empreendedores que desejam contribuir com soluções tecnológicas e sustentáveis para o desenvolvimento do estado do Pará.
(Espero do fundo do meu coração que o estado não cometa “Calote”, novamente, como ocorreu nos editais anteriores para Startups, infelizmente nosso estado não faz nada em prol deste seguimento para fomentar inovação, tecnologia, desenvolvimento de profissionais e empresas deste seguimento que poderia ajudar o estado a não depender apenas de bolsa família, agro e minério, gerando novos e melhores empregos para agregar)…